Prof. Ricardo Valim
Não será com lousa
digital, tablet e outras parafernálias tecnológicas que mudaremos a sala
de aula como espaço de aprendizagem e partilha de conhecimentos e
informações. Só iremos resolver problemas, encontrar espaços de
convívio, aprender a investigar e propor ações, com e pelo diálogo (de
preferência diálogo filosófico). A Filosofia desde a Educação Infantil é
um caminho seguro para essa finalidade
Constantemente
conversamos com outras pessoas, lemos e vemos por aí sobre a nossa
realidade e como um simples diálogo poderia resolver muita coisa. Em
nossa sociedade apesar dos esforços de ambos os lados ainda falta
diálogo entre pais e filhos, governos e cidadãos, entre religiões e
religiões. Como se pode notar o diálogo é base para muita coisa.
Mas como fazer tudo
isso se a nossa educação contemporânea ou pelo menos sua metodologia,
não está apta para tal feito? Se quisermos uma sociedade futura mais
diversificada em pensamento e com grande capacidade de diálogo e
criticamente esclarecida, teremos de começar a trabalhar estas situações
ainda hoje em sala de aula.
No seio familiar
aprendemos alguns princípios básicos para viver e se organizar
socialmente. Porém, é em um contato social mais amplo – que é a escola –
que se aprenderão novos valores e que serão aperfeiçoados os adquiridos
apriori em casa.
E é justamente por
isso mesmo que “Pensar a Educação é Pensar no Futuro”. O que queremos
para o nosso futuro? O que esperamos d’ele? São perguntas que devem
perturbar o espírito de um bom educador comprometido com a realidade.
A educação deve estar, e esta deve ser sua essência, voltada para a evolução de uma realidade que hoje não nos agrada.
A educação é o caminho
mais seguro para a edificação de um novo mundo mais humano e solidário.
A educação deve estar para além do comércio e das intenções de partidos
políticos, ela deve ser a bandeira de esperança levantada ante os erros
que agora são cometidos para que não se repitam em um futuro bem
próximo. Se estivermos realmente fartos de tanta violência e corrupção, o
que poderemos fazer então dentro de um plano educacional para reverter
tal quadro? É isso que devemos pensar! Portanto, “Pensar a Educação é
Pensar no Futuro e Pensar no Futuro é Pensar na Educação Hoje”.
Ricardo Valim – Bacharel em Filosofia, Pós Graduado em Metodologia do
Ensino de Filosofia e Sociologia.
Acessem: http://boletimodiad.blogspot.com.br/
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