Há valores situados fora do tempo e do
espaço, como a paz, a justiça, a generosidade, o diálogo, a sinceridade,
etc. Já nos diálogos de Platão vamos descobrir a discussão destes
mesmos valores, o que vem corroborar a afirmação que principia este
parágrafo.
Descobrir, incorporar e realizar estes
valores positivos deve ser, pois, uma das tarefas básicas da filosofia
para crianças e adolescentes.
Devemos começar pensando: “Quais os critérios para se viver em sociedade?”
Veremos que temos:
- o sentimento de crítica que nos permite analisar a realidade;
- o sentimento de alteridade que nos permite sair de nós mesmos para estabelecer relações com o outro;
- o conhecimento e o respeito pêlos direitos humanos, que nos traz harmonia;
- o compromisso pessoal e o espírito de responsabilidade para que os outros critérios não caiam no vazio.
O que é um valor?
Algo que estimamos, a convicção de que
alguma coisa é boa ou ruim (contravalor). A organização destas
convicções vai se fazer em nós, através dos valores dos pais, dos
educadores, da religião e da sociedade, durante o nosso processo de
desenvolvimento.
De onde vêm os valores?
A filosofia vai contribuir para que
estes valores já estabelecidos sejam passados pelo crivo da razão e
ajuda-nos a definir, com clareza, os objetivos de vida e assumir,
livremente, valores autênticos que evidentemente ajudarão a aceitar e
amar como é, facilitando uma relação equilibrada com o outro, com a vida
e com o mundo.
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