Escolhemos a imagem da flor que podem ver no topo de nossa página de entrada da plataforma digital como marca deste I Curso de Especialização em Estudos Clássicos
realizado na modalidade de ensino a distância, pois ela nos pareceu
revelar muito de nosso projeto, do que queremos ao propor este curso.
O azulejo pintado – em geral com figuras
vermelhas e pretas, como é este caso – era frequentemente utilizado em
regiões como a Lídia (atual Turquia meridional) e sul da Itália por
falta de pedras nobres como elementos arquitetônicos decorativos. Assim,
quase a querer suprir o que faltava em termos de preciosidade do
material, a arte procurava superar-se em perícia e inventividade. Além
disso, os azulejos, muitas vezes, procuravam aliar a uma função
exclusivamente estética, alguma utilidade para a vida cotidiana: não era
incomum que estes azulejos servissem como calhas para o dreno da água.
Assim, em sua simplicidade, a flor de
lótus em relevo no fragmento do frágil azulejo parece querer recordar o
motivo mais profundo deste projeto: aquele de fazer florecer os estudos
clássicos em nosso País, com toda a humildade que um projeto deste
fôlego nos inspira, mas utilizando-se orgulhosamente para isso não
somente dos melhores professores e conteúdos a nossa disposição, mas
também da arte didática mais atual e eficaz, aquela do ensino a
distância.
Fragilidade e força de vontade, beleza e
concretude, antigo e novo, são estas as tensões que movem a equipe de
produção deste Curso. Assim nos inspirou a flor de lótus, e com esta
palavras queremos simbolicamente doá-la como companheira de viagem para
cada um de vocês, para que nos acompanhe ao longo destes próximos 18
meses.
Brasília, Abril de 2012
Gabriele CornelliCoordenador
Créditos da imagem:
Azulejo em argila, Sardi (Lídia), período arcáico (VI séc a.C.). Metropolitan Museum of Art, New York (Gallery 152). A imagem original pode ser acessada na bela página web do MET.
Azulejo em argila, Sardi (Lídia), período arcáico (VI séc a.C.). Metropolitan Museum of Art, New York (Gallery 152). A imagem original pode ser acessada na bela página web do MET.
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