Caso queria nos conhecer melhor, aqui vão algumas informações sobre a Cátedra UNESCO Archai:
Desde 2001, o Grupo Archai
promove investigações, organiza seminários e publicações com o intuito
de estabelecer uma metodologia de trabalho e de constituir um espaço
interdisciplinar de reflexão filosófica sobre as origens do pensamento
ocidental. O objetivo fundamental da pesquisa é compreender, a partir de
uma perspectiva cultural, de onde viemos, para que possamos compreender
nossos caminhos presentes e desejos futuros. Nesse sentido, visando uma
apreensão rigorosa do processo de formação da filosofia, e, de modo
mais amplo, do pensamento ocidental, o problema que orienta a pesquisa do Grupo Archai
é de ordem histórica, ética e política. Trata-se de reagir ao mal-estar
experimentado com uma maneira excessivamente “presentista” de contar a
história desse processo de formação, maneira que pensa a filosofia como
um saber “estanque”, independente das condições de possibilidade
históricas que permitiram a aparição desse tipo de discurso. A proposta
de trabalho historiográfico-filosófico do Grupo Archai procura,
portanto, lançar um olhar diferente sobre os primórdios do pensamento
ocidental, em busca de novos caminhos éticos, políticos, artísticos,
culturais e religiosos de interpretação. Esse trabalho dedica-se, em
particular, a enraizar o “nascimento da filosofia” na cultura antiga,
contrapondo-se às lições de uma historiografia filosófica racionalista
que, anacronicamente, projeta sobre o contexto grego valores e
procedimentos de uma razão instrumental estranha às múltiplas e
tolerantes formas do lógos antigo. A questão é politicamente relevante em virtude da influência que ainda mantém essa “narrativa” das origens do pensamento sobre a compreensão da atual epistême
ocidental. De fato, a ciência e as culturas ocidentais servem-se, na
tentativa de justificar sua pretensão à verdade absoluta e universal da cultura dos vencedores, de um mito das origens,
fundamentado nesta mesma visão presentista e asséptica da filosofia
clássica. Mito, aliás, que utiliza a diversidade da cultura ocidental em
contraposição e não em diálogo com as outras culturas e visões do mundo
que a globalização aproximou de maneira mais forte nos últimos anos. A
abordagem interdisciplinar está no âmago da proposta de pesquisa do grupo Archai. A articulação com diversas universidades brasileiras permitiu a realização de nove Seminários Internacionais Archai
e resultaram na publicação de livros, números especiais de revistas e
material áudio-visual, tanto no Brasil como no exterior. O
reconhecimento e o apreço que o Grupo Archai foi obtendo junto à
comunidade acadêmica dos estudos do pensamento antigo – que reúne
profissionais das áreas de filosofia, letras, história, arqueologia e
antropologia – chegou à atenção da UNESCO, que quis reconhecer ao grupo,
em 2011 ,o status de Cátedra UNESCO. Este reconhecimento só fez
aumentar o grande desafio acadêmico da Cátedra: assumir a interdisciplinaridade como ambiente e método de trabalho. Os Cursos e os Seminários Archai e as atividades da Cátedra desejam consolidar-se, assim, como uma agorá
metodológica, em que diferentes perspectivas sobre as origens do
pensamento ocidental encontram-se em franco diálogo. Diálogo atento às
diferenças, e que nunca cede ao medo de possíveis contaminações, pelo contrário, busca esse contato como uma forma de abertura de novos caminhos para compreender a si e aos outros.
A Cátedra UNESCO Archai conta
atualmente com a associação de vários pesquisadores: diversos graduandos
e pós-graduandos, cinco pós-doutores e sete docentes. Ela publica um
periódico científico, a Revista Archai e, e uma coleção de obras de referência, a Coleção Archai, além de contribuir significativamente com as atividades de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais.
Para conhecer mais, consulte nosso site: www.archai.unb.br
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