Na noite de 25 de maio deste ano, com a presença de várias autoridades de nossa cidade, dentre elas o Sr. Prefeito Flávio José e o Presidente da câmara Arlindo Delgado, assim como outros vereadores, diretores e professores das Escolas, ficamos todos perplexos e – pedindo licença da expressão celebrada pelo filme “Agonia e Êxtase de Michelangelo” – extasiados pela brilhante, não menos emocionada apresentação teatral de jovens e populares de Florânia, enchendo-nos de orgulho e encanto, devido ao realismo e beleza com que conduziram o tema “Entre a vida e a morte” sob a direção do nosso mais novo cineasta, J.Júnior.
Assim que entramos no Ginásio de Esportes do Município, de cara nos deparamos, surpresos, pela originalidade do cenário do espetáculo, construído pelos próprios jovens atores. Reproduzia quase fielmente as características da nossa caatinga, pois é nela que se desdobra toda a trama da apresentação, de modo a promover o sertão com inúmeros detalhes, sua paisagem, sua cultura, sua gente, sua luta, sua morte, sua vida...
Do início ao fim, mesclam-se vida e morte no texto, na luz, no figurino, sobretudo, na representação magistral dos atores, cujo desfecho salta aos olhos dos espectadores presentes, um misto silencioso de liberdade da vida em meio a religiosidade popular que se encerra numa oração, “Salve Regina”.
O floraniense fora premiado, em plena noite de domingo, por um belíssimo espetáculo que mais enalteceu a vida destemida do sertanejo “cabra da peste”; do que a diminuiu frente à dura lida ou realidade envolvida pela morte tão bem simbolizada na vegetação árida, na casa de taipa coberta com palhas de coqueiro, nas mulheres trabalhadoras e nas crianças humildes com poucas condições de vida.
Todavia, não podemos deixar de salientar que o interesse dessa apresentação, além de nos presentear, era todo voltado para recepcionar a equipe de cineastas do Rio Grande do Norte – Diretor: Edson Soares. Fotografia: Jean Carlo. Produção: Carlos Frederic e Jean Custo. Ator: Ignácio – e proporcionar-lhes observar, avaliar e selecionar alguns atores de nossa cidade que farão parte de uma longa metragem, denominada “Entre lobos”, tendo como Empresas co-produtoras Interfilmes e Nucnatal. A equipe, que começará seus trabalhos de filmagens já na segunda semana de junho aqui em Florânia, esteve conosco desde sábado, sentindo o calor e a ternura do acolhimento por demais agradável do nosso povo.
Texto: Jackislandy Meira de Medeiros Silva, Professor de Filosofia.
Um comentário:
Parabéns pelo texto e pelo apoio dado ao filme "Entre Lobos".
Postar um comentário