Um homem de grandiosa consciência política cujo legado é o diálogo, a justiça, a moral e a luta incansável pelo fim do aparthaid, que se caracterizava pela discriminação e segregação racial, confrontando sempre ideais de libertação e paz com atos insanos de opressão e violência. Mandela ou "Madiba", como é conhecido pelos seus compatriotas, chamou a atenção do mundo pela sua liderança e pelos seus vigorosos discursos a favor de um mundo mais humano.
Que seu zelo por um mundo sem muros raciais, onde todos se respeitam pelo que são e como são, continue a inspirar muitos outros a seguir o mesmo caminho traçado ou iluminado por Mandela. Construtor de uma história irretocável, Nelson Mandela permanecerá sendo um modelo de esperança, de engajamento e de respeito ao outro.
Que seu olhar perdure fixo no horizonte para além de nossas possibilidades e incertezas. As limitações do cárcere não o fizeram insensível, tampouco inerte, medroso e covarde, mas o transformaram mais ainda num indivíduo cidadão, comprometido e profundamente politizado.
Que seu riso de vida ainda projete em nós a certeza de dias melhores em que os povos se alegrem num crescendo infinito.
Que seu grito de liberdade ecoe e alcance os tímpanos de nossos ouvidos cada vez que relutamos a ouvir, a sentir um pouco mais.
Que seu silêncio também encontre uma morada coletiva em nossos corações de indignação, inconformismo e, sobretudo, de paz, uma certa paz inquieta.
Minha gratidão por tudo que representou Nelson Mandela,
Prof. Jackislandy Meira de M. Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário