É bem verdade que trata-se de uma enorme exigência para o profissional da Educação saber manejar ou manusear um aparelho de computador, seja o seu PC, ou até mesmo, e aqui está o objetivo do curso, saber operar os micro-computadores presentes no seu local de trabalho, a Escola Estadual Teônia Amaral. Sendo assim, essa Instituição já conta com um laboratório montado de dez ou mais computadores à disposição dos seus professores, alunos, funcionários, a fim de melhorar ainda mais o processo pedagógico de ensino-aprendizagem. É preciso saber, sobretudo, que por trás destas poderosas máquinas, existe o homem como criador, empenhado em humanizá-las com sua ética e inteligência.
“Assim, atualmente a questão que se apresenta no âmbito da informática é a do domínio dos desafios suscitados pela inclusão do computador na vida cotidiana” (PCNs, pág. 183 sobre conhecimentos de informática). Daí, a cobrança da sociedade civil organizada, como também do alunado em geral, ser tão visível nos dias de hoje, uma vez que a velocidade de informações entram e saem de nós rapidamente pela internet.
Pois bem, assuntos como esses e outros foram ardentemente discutidos em grupos sob a orientação ou mediação pedagógica da Sra. Professora Maria Berenice de Araújo Dantas, do Núcleo de Tecnologia Educacional José Augusto, Caicó/RN, que, com afeição, com dignidade, empatia, procurou fornecer subsídios e mecanismos práticos para podermos lidar, de modo simples e fácil, com um programa novo e seguro entre nós, o “linux”.
Esse programa – o linux – quebrou uma série de preconceitos dos que participavam do curso porque só tínhamos, embora limitada, familiaridade com o “windows”, mais presente nas casas de internet e em nossos computadores de uso particular. Pensávamos, ainda, que o linux era difícil para digitação de textos, formatação, arquivamento de conteúdos, impressão, copiar e colar arquivos e assim por diante, mas vimos quão prático e simples é operar esse programa, na medida em que muda pouca coisa, uma delas é a nomenclatura, em relação ao “windows”. Além da enorme riqueza em aprender a manusear o linux através desse curso de capacitação, tivemos a oportunidade de adquirir experiência com aulas práticas de laboratório; debate de conteúdos ligados a operação do computador; o conhecimento da teoria da informática; a percepção e sensibilização física da máquina; a idéia de elaborar um Projeto; a importância de se trabalhar um Projeto em sala de aula; o desempenho do Professor em acompanhar um Projeto; os aplicativos BrOffice.org.Impress; os aplicativos BrOffice.Org.Writer. Dentre tantos conteúdos disponíveis no curso, mencionamos apenas estes que fazem justiça a proposta e a seriedade da capacitação, pois infelizmente não poucos colegas profissionais se pouparam de fazê-la. O diagnóstico avaliativo do curso leva em consideração a pontualidade, a assiduidade, a elaboração de textos, a participação, o interesse e a elaboração e aplicação de um Projeto final. O Projeto tem como característica trabalhar as diversas disciplinas e suas tecnologias. O tema problemático escolhido por todos os participantes foi o Turismo que servirá de eixo interdisciplinar e social para a comunidade escolar.
É bom lembrar que ao término do curso, cada profissional da Educação será contemplado com um certificado de conclusão de 40h/aula.
Professor de Filosofia e Sociologia, Jackislandy Meira.
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