sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Mundo das idéias platônico

Platão afirma a existência de um outro mundo de ordem espiritual, no qual estão todas as idéias segundo aquilo que ele afirma no diálogo chamado Fedro.
O mundo ideal é constituído por uma multiplicidade de idéias que correspondem as várias coisas que existem na terra. A cada realidade física e sensível deste mundo corresponde uma idéia concreta e metafísica no hiperurânio, as coisas podem nascer, crescer e perecer enquanto que a idéia é absoluta, imutável e incorruptível. A idéia é em si e por si, quer dizer, não depende do sujeito que a conhece e não pode ser manipulada por ninguém. A idéia é a essência da coisa.
Portanto não está sujeita a mudança e permanece incorruptível. O mundo das idéias é caracterizado por esta imutabilidade que depende do fato que a idéia é de ordem imaterial, espiritual. O que é imaterial é incorruptível. Em síntese, a idéia é absoluta, enquanto que as coisas são relativas. Assim Platão admite a existência de um mundo ideal e perfeito, além do mundo material, sensível, incorruptível. É importante notar que o mundo das idéias constitui a perfeição do mundo sensível.
Platão diz a Heráclito que no mundo físico tudo muda “panta rei”, ao passo que no mundo das idéias nada muda, tudo é eterno. Separando as idéias, Platão introduz o mundo ideal, uma multiplicidade de idéias e uma hierarquia, quer dizer, uma ordem e uma dependência entre as várias. Existem três idéias gerais que se aplicam a todas as coisas que existem e não a idéia do ser segundo as idéias do repouso. Conforme a idéia do movimento, Platão porém afirma a existência de uma idéia suprema que ocupa o vértice desta hierarquia que, como ele afirma na obra chamada a República, é a idéia do bem e o princípio supremo segundo o qual todas as coisas têm valor. O bem é o valor supremo do qual deriva todas as outras idéias a saber, o uno, a díade e o bem.
Díade:
Ser
Repouso
Movimento
O mundo sensível tem com o mundo ideal uma tríplice relação de imitação(mimeses). Segunda relação é a de participação, as coisas participam das idéias. No Platão mais adulto há uma terceira relação que é uma comunhão.Diferenças entre os dois mundos:
A idéia é absoluta, tem características que não podem vir a faltar. As coisas são relativas podem se corromper.
A idéia é uma, as coisas são muitas.
A idéia é imutável, as coisas são mutáveis.
A idéia “é”, as coisas se tornam, vem a ser.
As coisas existem em força da idéia, por causa da idéia. As coisas são expressão da idéia. A idéia é a razão de ser das coisas.
Portanto, o fundamento último das coisas é a idéia.


Jackislandy Meira de Medeiros Silva, Professor e Filósofo.

Nenhum comentário:

Fotos no Facebook

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Mundo das idéias platônico

Platão afirma a existência de um outro mundo de ordem espiritual, no qual estão todas as idéias segundo aquilo que ele afirma no diálogo chamado Fedro.
O mundo ideal é constituído por uma multiplicidade de idéias que correspondem as várias coisas que existem na terra. A cada realidade física e sensível deste mundo corresponde uma idéia concreta e metafísica no hiperurânio, as coisas podem nascer, crescer e perecer enquanto que a idéia é absoluta, imutável e incorruptível. A idéia é em si e por si, quer dizer, não depende do sujeito que a conhece e não pode ser manipulada por ninguém. A idéia é a essência da coisa.
Portanto não está sujeita a mudança e permanece incorruptível. O mundo das idéias é caracterizado por esta imutabilidade que depende do fato que a idéia é de ordem imaterial, espiritual. O que é imaterial é incorruptível. Em síntese, a idéia é absoluta, enquanto que as coisas são relativas. Assim Platão admite a existência de um mundo ideal e perfeito, além do mundo material, sensível, incorruptível. É importante notar que o mundo das idéias constitui a perfeição do mundo sensível.
Platão diz a Heráclito que no mundo físico tudo muda “panta rei”, ao passo que no mundo das idéias nada muda, tudo é eterno. Separando as idéias, Platão introduz o mundo ideal, uma multiplicidade de idéias e uma hierarquia, quer dizer, uma ordem e uma dependência entre as várias. Existem três idéias gerais que se aplicam a todas as coisas que existem e não a idéia do ser segundo as idéias do repouso. Conforme a idéia do movimento, Platão porém afirma a existência de uma idéia suprema que ocupa o vértice desta hierarquia que, como ele afirma na obra chamada a República, é a idéia do bem e o princípio supremo segundo o qual todas as coisas têm valor. O bem é o valor supremo do qual deriva todas as outras idéias a saber, o uno, a díade e o bem.
Díade:
Ser
Repouso
Movimento
O mundo sensível tem com o mundo ideal uma tríplice relação de imitação(mimeses). Segunda relação é a de participação, as coisas participam das idéias. No Platão mais adulto há uma terceira relação que é uma comunhão.Diferenças entre os dois mundos:
A idéia é absoluta, tem características que não podem vir a faltar. As coisas são relativas podem se corromper.
A idéia é uma, as coisas são muitas.
A idéia é imutável, as coisas são mutáveis.
A idéia “é”, as coisas se tornam, vem a ser.
As coisas existem em força da idéia, por causa da idéia. As coisas são expressão da idéia. A idéia é a razão de ser das coisas.
Portanto, o fundamento último das coisas é a idéia.


Jackislandy Meira de Medeiros Silva, Professor e Filósofo.

Nenhum comentário:

Atividade no Facebook

Mais vistas: