Luc Ferry: “A felicidade não existe. Só a serenidade”
Para o filósofo francês, todas as grandes
filosofias tentaram fazer com que os homens vencessem seus medos. Hoje, a
ecologia se baseia na proliferação do medo
Branca Nunes
Luc Ferry em seu escritório em Paris
(Bassignac Gilles/Gamma)
Todas as filosofias querem a mesma coisa: salvar os homens do medo que
os impede de viver bem. Só que as grandes filosofias são as doutrinas da
salvação sem Deus e sem a fé.
A popularidade do filósofo francês Luc Ferry, 60 anos, também é
alicerçada na originalidade de suas frases de efeito. Por exemplo: “A
felicidade não existe, o que existe é a serenidade”. Ou: “Todas as
grandes filosofias e religiões tentaram fazer com que os homens
vencessem seus medos. Hoje, a ecologia política se baseia na
proliferação do medo”. Lançada em 2006,
Aprender a viver, sua obra de maior sucesso, vendeu mais de 700.000 exemplares em dezenas de idiomas. Entre seus últimos livros estão
Famílias, amo vocês e
A tentação do cristianismo.
Ministro da Educação da França de 2002 a 2004, foi o idealizador da lei
que proibiu o uso de véu por estudantes muçulmanas nas escolas públicas
francesas. Alto, cabelos negros e ondulados, Ferry expôs, entre uma
tragada e outra, um pouco da teoria que mistura filosofia, psicanálise e
irresistíveis pitadas de autoajuda.
Qual é o maior obstáculo à felicidade? A felicidade
não existe. Temos momentos de alegria, mas não existe um estado
permanente de satisfação. Separações, a morte de pessoas queridas,
doenças e acidentes são inevitáveis. É por isso que a busca pela
felicidade plena não faz sentido. O que podemos almejar é a serenidade,
algo completamente diferente. Só se atinge a serenidade vencendo o medo.
É o medo que nos torna egoístas e nos paralisa, que nos impede de
sorrir e de pensar de forma inteligente, com liberdade. Os filósofos
gregos costumavam dizer que o sábio é aquele que consegue vencer o medo.
O medo da morte é o maior obstáculo para o homem? Existem
basicamente três grandes medos. O primeiro é a timidez. Ele aparece,
por exemplo, quando somos apresentados a alguém muito importante, ou
quando precisamos falar em público. É a pressão da sociedade. O segundo
medo são as fobias. Medo do escuro, de insetos, de ficar preso num
elevador. O terceiro é o medo da morte. Tememos mais a morte de pessoas
que amamos do que a nossa própria morte. Não me refiro apenas à morte
biológica, mas a tudo o que é irreversível. O corvo do poema homônimo de
Edgar Alan Poe exemplifica isso perfeitamente. Repete a todo momento,
como um papagaio, a expressão “nunca mais”. Essa é a morte dentro da
vida. Para uma criança, pode ser o divórcio dos pais, já que nunca mais
os verá juntos. O nunca mais, a irreversibilidade da vida, nos dá a
experiência da morte. A grande questão da serenidade, e não da
felicidade, é como vencer esse medo. Toda a filosofia, desde Homero e
Platão até Schopenhauer e Nietzsche está baseada na doutrina da
serenidade.
Além das fobias conhecidas, existem as modernas? Vivemos
a sociedade do medo. Aos três grandes medos que eu falei, adiciona-se
outro, tipicamente ocidental: o medo que se desenvolveu com a ecologia
politica. Medo do eleito estufa, do buraco na camada de ozônio, do
aquecimento global, de micróbios, da poluição, do fim dos recursos
naturais. A cada ano, um novo medo se adiciona a todos os outros: medo
da carne vermelha, da gripe aviária, da aids, do sexo, do tabaco, da
velocidade dos carros. Os grandes ecologistas e os filmes que tratam do
tema têm como objetivo principal trazer o medo. No livro
O princípio da responsabilidade,
do filósofo alemão Hans Jonas, há um capítulo chamado Heurística do
medo. Nele, o medo é descrito como uma paixão positiva e útil. Em toda a
história da filosofia ocidental, o medo é o inimigo, é algo infantil,
que faz mal. A ecologia inverte essa tradição filosófica ao sustentar
que o medo é o começo de uma nova sabedoria e que, graças ao medo, os
seres humanos vão tomar consciência dos perigos que existem no planeta. O
medo não é mais visto como algo infantilizado, mas como o primeiro
passo no caminho da sabedoria. É o que os ecologistas chamam de
princípio da precaução. Isso não quer dizer que os ecologistas estejam
errados. Há um componente de verdade no que dizem, mas há também muita
mentira. Não aceito a ideia de um movimento político que se baseie
exclusivamente no medo.
Qual a diferença entre a angústia vista pela psicanálise e pela filosofia? A
filosofia e a psicanálise lidam com angústias distintas. A psicanálise
luta contra a angústia patológica, o conflito entre o desejo e a moral,
uma tentativa de reconciliar o indivíduo consigo próprio. No entanto,
mesmo se atingíssemos uma perfeita saúde mental, depois de 20 anos de
análise bem sucedida, restaria a angústia metafísica. Aí começa a
filosofia, que ensina a alcançar a sabedoria no sentido da serenidade,
não da felicidade.
O que há na filosofia que a religião não tem? Tanto a
grande religião quanto a grande filosofia pretendem fazer com que as
pessoas deixem de ter medo. Essencialmente, o que a religião diz é que,
se alguém tem fé, se acredita em Deus, não precisa ter medo. Não
precisa, por exemplo, temer a morte. As religiões são a doutrina da
salvação pela fé. Todas as filosofias querem a mesma coisa: salvar os
homens do medo que os impede de viver bem. Só que as grandes filosofias
são as doutrinas da salvação sem Deus e sem a fé.
Com a disseminação do medo, ficou mais difícil superá-lo? A primeira grande resposta a essa pergunta nasce na
Odisséia,
de Homero. O poema conta como Ulisses vencerá os maiores medos da
existência humana: o medo do passado e do futuro. Ulisses, que vive em
Ítaca, uma cidade grega, com sua mulher Penélope, precisa partir para a
Guerra de Tróia. Fica 20 anos longe de casa, imerso no caos da guerra. A
história mostra como Ulisses vai do caos à harmonia, da guerra à paz,
do ódio ao amor de Penélope. Durante 20 anos ele se agarra ao passado,
ou ao futuro, à nostalgia de Ítaca, ou à esperança de voltar a Ítaca.
Quando retorna à terra natal depois de tanto tempo, pode, enfim, viver
no presente. Os filósofos gregos diziam que o sábio é aquele que
consegue pensar menos no passado e ter menos esperança. Se eu me
separar, se mudar de casa, se trocar de emprego. O passado já aconteceu.
O futuro é uma ilusão.
Por que o título do seu livro é Aprender a viver? Houve
uma mudança no ensino da filosofia, uma guinada da prática para o
discurso decorrente da vitória do cristianismo sobre o mundo ocidental. A
partir da Idade Média a religião assume um papel mais importante que a
filosofia. Ela detém o monopólio do que é a vida beata, do que é a
salvação, e proíbe a filosofia de cuidar dessa questão. É aí que a
filosofia se torna apenas um discurso, uma análise de conceitos e não
mais uma prática que tem por objetivo ensinar a viver. Escolhi o título
Aprender a viver
para difundir a ideia de que a filosofia não é apenas um discurso, mas
um aprendizado da vida. Resumidamente, a filosofia é uma concorrente da
religião e da psicanálise.
O ensino da filosofia deveria ser obrigatório nas escolas? Tudo
depende da forma como ensinamos. Infelizmente, a maior parte do tempo,
ao menos na França, reduzimos a filosofia a um tipo de instrução civil.
Apresentamos aos alunos questões sem respostas possíveis: “O que é o
belo?”, “o que é o bem?”, “o que é o tempo?”. Isso não tem nada a ver
com a filosofia. É uma imbecilidade, uma estupidez. É melhor não ensinar
filosofia do que ensinar dessa forma. Se um dia quisermos que as
crianças pensem por si próprias, precisamos ensinar a história de
grandes visões do mundo. Contar, por exemplo, que na filosofia existem
cinco grandes respostas para a pergunta “o que é a vida boa”: a grega, a
cristã, a do humanismo moderno, a de pensadores como Nietzsche e a
contemporânea. Isso é apaixonante. A filosofia não consiste em tentar
construir um argumento para responder a uma questão absurda. A filosofia
é aprender a viver.
Como se ensinava filosofia nas grandes escolas gregas? Ao
contrário do que ocorre nas nossas, nas escolas gregas não havia
discursos, mas exercícios de aprendizado da sabedoria. Um exemplo: na
escola estóica, no século IV A.C., Zenão de Cítio, o primeiro estóico,
pedia a seus alunos que pegassem um peixe morto na feira e o amarrassem
em uma coleira para levá-lo para passear como se fosse um cachorro.
Quando passavam, quase todos olhavam e zombavam. O que pretendiam? Que
os alunos não temessem o que os outros diziam. O sábio não é apenas
aquele que vence o medo do olhar alheio, do que os outros pensam. O
sábio não se importa com as convenções artificiais dessas “boas
pessoas”. Ele desvia o olhar para concentrar-se na natureza, no cosmos.
Vive em harmonia com a ordem natural, com ele próprio e com o mundo.
Como ministro da Educação, o senhor provocou controvérsia ao
banir o uso de véu pelas estudantes muçulmanas e do solidéu pelos judeus
nas escolas públicas. O que o senhor pensa hoje dessa polêmica? Na
França, a polêmica não foi tão grande quanto nos outros países que não
entenderam a nossa posição. Temos a maior comunidade judaica do mundo,
depois de Israel e Nova York, assim como temos a maior comunidade
muçulmana da Europa. Depois da segunda intifada (2000), que aguçou o
conflito entre israelenses e palestinos, houve um aumento enorme de atos
violentos dentro das escolas. As crianças muçulmanas se sentiam
palestinas, embora fossem francesas. E os judeus retrucavam como sendo
israelenses. Mesmo sendo, antes de tudo, franceses. Limitei-me a dizer
que, no ensino fundamental, até os 16 anos, todos os sinais religiosos
estavam proibidos. Mão só o véu islâmico, mas o quipá e a cruz. A
decisão se limitou às crianças, não atingiu as ruas, os adultos. O
professor não precisa saber qual é a religião dos alunos, se são judeus,
católicos ou muçulmanos. Ao mesmo tempo, temos que lutar pela
libertação das nossas mulheres e proteger nossas crianças. O islamismo
radical é o nazismo dos nossos dias.
Por que os maiores filósofos do mundo são gregos e alemães? Tanto
no caso grego, quanto no alemão, o grande motivo é a proximidade entre
religião e filosofia. A filosofia sempre foi a secularização e a
laicização de uma religião já existente. A filosofia grega, por exemplo,
é uma versão secular e laica da mitologia grega. Da mesma forma, toda a
filosofia alemã é uma apresentação racional da teologia protestante de
Lutero. Ao afirmar “eu não quero ler a bíblia com a tradução latina”,
“eu desconfio daqueles que estão no Vaticano”, Lutero resumiu o grande
gesto do protestantismo: a busca pela verdade absoluta. Esse gesto
abarca toda a filosofia alemã. Antes da filosofia, os dois povos viveram
momentos muito importantes na religião. Você não tem isso nos Estados
Unidos, nem na França. Ao contrário do que pensam os franceses,
Descartes não é um bom filósofo.
In
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/luc-ferry-%E2%80%9Ca-felicidade-nao-existe-o-que-existe-e-a-serenidade%E2%80%9D